terça-feira, 1 de novembro de 2011

FASTIO DA PALAVRA?

Nestes nossos dias, é de se notar um certo "fastio" ou cansaço da igreja concernente à forma com que alguns expõem a Palavra de Deus. Em muitos santuários, há aqueles que apresentam a Palavra de Deus sem o devido preparo, sem se preocuparem em estudar de forma correta as Escrituras e sem aplicá-Ia á vida de seus ouvintes. Quando a palavra é ministrada e ensinada com unção, o povo não sente "fastio" dela, pois Deus sempre tem algo novo a nos trazer por meio das Escrituras. Em Neemias lemos que os líderes leram a lei de Deus, explicaram o sentido dela e a medida que era lida, era entendida (Ne 8.8). O que faz diferença em nossa vida é o que aprendemos. O avivamento foi marcado por oração e adoração, mas principalmente pelo ensino da Palavra de Deus. O livro da Lei foi lido e explicado, de forma que o avivamento chegou. A solução reside em a liderança aplicar-se ao estudo da Palavra e a sua exposição e aplicação, e Deus fará a sua parte, atraindo as pessoas para ouvi-Ia, incutindo-lhes a fé, transformando vidas e ensinando a forma com que os servos de Deus devem andar.Foi isso que aqueles líderes fizeram diante do povo. E o povo seguiu aquilo que foi ensinado, chegando portanto o avivamento necessárioà nação.
TEXTO EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA DA REVISTA ENSINADOR CRISTÃO Pg 39
Gostaria de expor apenas dois pensamentos sobre o texto acima transcrito da Ensinador Cristão:
1- Embora o quadro que se pinta em relação ao ensino seja real, não podemos generalizar pois, Deus é fiel e continua usando líderes que tem sim comprometimento com a palavra de Deus. Sugestão bíblica: Oremos para que o Senhor levante trabalhadores para sua seara.
2- A questão da liderança também se extende a todos que militam na árdua obra do ensino da palavra, portanto a todos os professores da EBD. É hora de perguntarmos a nós mesmos se estamos fazendo a obra do Senhor como Ele deseja, se há esmero no ensino da palavra para que assim não venhamos a causar fastio nos nossos alunos e o consequente esvaziamento da EBD.
Para encerrar, deixo aqui uma charge de como anda o ensino bíblico na vida de alguns crentes da atualidade