terça-feira, 7 de junho de 2011

Reforma Pentecostal?

            Estamos vivendo um momento histórico na Assembléia de Deus em Belém do Pará, a única Igreja Pentecostal genuinamente paraense.
Há outras denominações como batistas, presbiterianos provenientes de outras nacionalidades.




          Todos os  Assembleianos estão eufóricos, mas devemos parar para refletir o que temos para comemorar em 100 anos de existência? Com certeza muitas conquistas e vitórias do povo de Deus, porém não podemos deixar que os anos nos deixem semelhantes ao período da reforma protestante.
           Há mais de 500 anos ouvimos e estudamos o movimento reformista, liderado por Martinho Lutero, a qual seu maior objetivo era que a Igreja voltasse para suas práticas piedosas.
A Igreja da época possuía muitos centenários de existência. Suas bases doutrinárias estavam ruídas e no século XVI seu prédio espiritual e moral desabaram mediante as 95 teses de Lutero.
     Seria Lutero um herético? Seria um rebelde? A comunidade dos historiadores são unânimes em dizer que Lutero não queria fundar outra Igreja apenas reformá-la, este é um debate interessante para outra ocasião.
       E hoje o que temos para comemorar com nosso primeiro centenário? Como estão as bases doutrinárias de nossas Igrejas? Será preciso uma reforma não protestante, mas pentecostal dentro das Assembléias de Deus em Belém, Brasil e no mundo?
      Está é uma reflexão para todos nós que iremos participar dos 100 anos de reforma pentecostal. Você professor é responsável por estas bases doutrinárias nas EBD’s, pense nisso!
 
                  MATERIAL NA ABA SUBSIDIO !!!
Washington Gomes
Graduado em História
Especialista em Educação